Impacto do custo da BR-364 no escoamento

Impacto do custo da BR-364 no escoamento preocupa lideranças em Rondônia

 

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) participou de audiências públicas em Ji-Paraná e Vilhena para debater a concessão do trecho da BR-364, essencial para o escoamento da produção agropecuária do Norte e Centro-Oeste. O projeto prevê a cobrança antecipada de pedágio antes da conclusão das obras, gerando preocupações entre produtores e moradores.

O trecho da rodovia entre Vilhena e Porto Velho, leiloado em fevereiro, foi arrematado por um consórcio que investirá R$ 10,4 bilhões ao longo de 30 anos. A duplicação, inicialmente prevista para o quarto ano da concessão, foi antecipada para o terceiro, mas ainda assim os usuários pagarão pedágio por três anos antes do início das obras.

Lideranças indígenas também manifestaram preocupação, alegando falta de consulta prévia sobre os impactos em seus territórios, conforme exige a Convenção 169 da OIT. Representantes do setor produtivo reforçaram a oposição à cobrança antecipada, defendendo que melhorias devem preceder o pagamento.

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério (PL-RO), enfatizou que o pedágio afetará toda a população, direta ou indiretamente. O debate segue como prioridade para a região, com autoridades e comunidades buscando ajustes no contrato de concessão.

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